Dicas de como implementar um Delivery

outubro 10, 2020 ProPartners No comments exist

O mundo não é mais o mesmo, as mudanças acontecem de forma acelerada e os negócios devem sempre acompanhar essas mudanças. O delivery é um exemplo de serviço que vêm crescendo cada vez mais, além de ser um dos ramos que foram impulsionados pela pandemia da COVID-19. Segundo pesquisa realizada pela Kantar, publicada em 9 de Junho de 2020, dentre os brasileiros que aderiram ao delivery, 53% realizaram pedidos de 2 a 3 vezes na última semana e 19% afirmaram que o hábito permanecerá com maior frequência mesmo após a pandemia.

Dito isso, nada mais certo do que as empresas apostarem cada vez mais nesse tipo de serviço. Entretanto, implantar um delivery em uma empresa pode não ser uma tarefa fácil. Sabendo disso, apresentamos 8 dicas importantes que irão tornar esse processo mais eficiente.

São elas:

1. Planeje todas as ações

A melhor forma de começar a implantar um novo serviço é, sem dúvida, no planejamento. A partir dele você será capaz de antecipar possíveis imprevistos, tomar decisões mais assertivas e ter uma perspectiva geral do objetivo que deseja alcançar. Torna-se imprescindível a realização de um estudo aprofundado das possibilidades que podem surgir. É necessário contratar mais funcionários? É preciso alterar alguma dinâmica da empresa? Qual o investimento deve ser feito inicialmente? Todas essas questões devem ser, pelo menos, pensadas durante o planejamento.

Nossa dica é: quanto maior e mais detalhada for a determinação de suas estratégias e o escopo pensado para seu delivery, menos problemas (ou imprevistos) serão vistos nas etapas posteriores.

2. Invista em uma Análise de Viabilidade

Assim como a dica anterior, aqui nosso foco é o planejamento. Entretanto, fazer uma Análise de Viabilidade objetiva verificar se o delivery é uma ideia viável ou não para sua empresa. Na Análise de Viabilidade é realizado um estudo aprofundado acerca da demanda do mercado, da viabilidade econômica e técnica.

Acreditamos que realizar um estudo de viabilidade trará, ao empresário, uma visão mais ampla do real retorno que o mesmo obterá ao colocar em prática determinado investimento. Por ser um estudo altamente técnico e aprofundado, aconselha-se que seja feito por profissionais das áreas contábeis, econômica ou engenharia.

3. Planeje a entrega e sua taxa

Todo o processo que envolve o delivery depende diretamente da entrega. Por isso, deve-se voltar todos os olhares para o planejamento da entrega. É válido verificar a possibilidade de terceirizar este serviço, pois existem diversos aplicativos que trazem estas soluções logísticas.

Entretanto, essa decisão depende de diversos fatores, tais como: o tamanho da região que sua empresa atende a demanda. Se sua empresa alcançar uma pequena região, o indicado é que o serviço de entrega seja próprio, ou seja, contratando entregadores exclusivos. Por outro lado, se sua empresa atua em uma região maior e sua demanda for grande, o ideal é que se invista na terceirização do serviço, para que sua taxa seja reduzida e garanta uma entrega rápida e eficiente.

Outro fator de grande importância é a taxa de entrega. Ela deve cobrir os gastos com o serviço, mas deve ser um preço justo. O aconselhado é que a taxa não seja incluída nos preços dos produtos, pois assim eles, ao serem comparados com o preço de mercado, podem ser vistos como mais caros.

4. Ofereça uma experiência no delivery

O cliente quando consome pelo serviço de delivery busca ter uma experiência semelhante àquela que teria ao visitar o seu estabelecimento. Por isso, a qualidade do produto ofertado deve ser algo a ser considerada.

É claro que alguns fatores são tolerados pelos clientes, como a temperatura de alimentos. Contudo, existem alternativas que podem ser utilizadas para conquistar a satisfação do público, como procurar embalagens de boa qualidade, ou até mesmo pensar em fazer ajustes na receita s, de forma que possibilite o consumo do produto alinhado às preferências do cliente.

5. Tenha uma equipe alinhada aos objetivos que deseja alcançar

A organização interna deve ser um ponto a ser ressaltado sempre. Espera-se que ao implantar um delivery a sua demanda cresça. Nesse sentido, é fundamental analisar a quantidade de entregas que serão feitas e verificar se será necessário aumentar a equipe ou até mesmo investir em equipamentos mais ágeis.

Uma dica é determinar papéis dentro da sua equipe, separar tarefas e dividir responsabilidades. Caso você tenha decidido contratar seus próprios entregadores, é necessário que tenha responsáveis por receber o pedido, anotar, registrar no sistema e fazer toda a logística de entrega.

6. Invista nas redes sociais (divulgue)

“O que não é visto, não é lembrado”. As divulgações e estratégias de marketing impulsionarão o crescimento das vendas de sua empresa. É pelas redes sociais e outros meios que seus clientes antigos e novos saberão sobre o seu delivery, além de outras novidades da sua empresa.

Uma dica bônus é fazer com que seus clientes vejam benefícios em acompanhar sua empresa nos meios digitais, neste sentido, forneça descontos, promoções exclusivas e veja suas redes crescerem cada vez mais.

7. Considere adotar canais para recepção de pedidos

Quanto menos atividades ficarem a cargo de seus colabores, mais eles terão disponibilidade para se dedicarem ao processo produtivo em si. Então qualquer possibilidade de utilizar meios que facilitem as tarefas cotidianas, agarre.

Existem softwares disponíveis capazes de auxiliar diretamente na recepção de pedidos, planejamento de trajeto e armazenamento de dados. São atividades que farão diferença para o dia a dia do seu negócio.

8. Sempre monitore sua qualidade

A última dica é monitorar e controlar. Implementar pode ser bastante complicado, mas outro desafio é manter organizado e em plena funcionalidade.

Sendo assim, monitore constantemente o funcionamento de sua empresa, no geral e no delivery, e sempre que necessário realize mudanças que vise o crescimento de seu negócio.

Dica bônus: Conte com ajuda de uma equipe de consultoria

Implementar um novo serviço é um grande desafio. Considere consultar uma empresa capacitada, no qual possa oferecer soluções para os problemas que surgirem ou na própria integração do delivery no seu negócio.

Uma equipe de consultoria tem o papel de realizar as análises do estudo de viabilidade e monitorar o progresso e desempenho da empresa. Na ProPartners, oferecemos com excelência o serviço de implementação de delivery em empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *