Como aprimorar o desempenho da sua equipe

setembro 24, 2020 ProPartners No comments exist

Manter uma equipe engajada não é uma tarefa fácil, existem alguns fatores que desmotivam os membros de uma empresa, consequentemente, isso pode atrasar as metas e a performance da organização.

Tenha funcionários satisfeitos com o trabalho e com sua empresa, neste artigo você terá algumas orientações de como aperfeiçoar o desempenho da sua equipe:

1º Passo: Confiança

A confiança é a base de um bom relacionamento entre os membros da equipe, construir uma boa relação entre todos é essencial para que o ambiente de trabalho se torne um local confortável e agradável. Dessa forma, todos se sentem mais seguros de compartilharem suas expectativas, metas, medos e desenvolvem mais empatia.

Estabelecer confiança é um processo que pode ser desenvolvido a partir de dinâmicas, momentos de reflexão e descontração entre a equipe. É importante demonstrar que todos estão em busca do mesmo objetivo.

2º Passo: Ser um bom líder

Diferentemente do chefe que centraliza o poder e impõe regras, um bom líder engaja e impulsiona a sua equipe, procurando sempre preservar a harmonia do grupo. Um verdadeiro líder caminha juntamente com sua equipe.

“A palavra convence, mas o exemplo arrasta” essa é uma frase em que define muito bem o papel de responsabilidade do líder com a empresa. Saber formar outros líderes no ambiente de trabalho também é essencial para motivar os membros a serem melhores e evoluírem, assim eles se sentem mais eficientes.

3º Passo: Comunicação e feedbacks

A comunicação é fundamental para que haja clareza e um bom desenvolvimento no trabalho. Esteja aberto para escutar pontos de vista diferentes, novas ideias e até mesmo as reclamações, dessa maneira, todos têm a oportunidade de oferecer algo novo e de reconhecer seus erros.

Faça e receba feedbacks com frequência, organize datas de forma semanais ou mensais para que se torne rotina, com o intuito de que as tarefas realizadas e os funcionários sempre sejam avaliados com seus pontos negativos, para identificar onde podem melhorar, e positivos, dessa forma reconhecendo o empenho de todos.

4º Passo: Estratégias

Monotonia faz a equipe ficar desmotivada, pense e desenvolva estratégias para alterar a rotina de trabalho, por exemplo, defina um funcionário por mês ou semana para dar um treinamento na área em que ele possui conhecimento e facilidade.

Proporcione tarefas interessantes e estimule os membros com premiações que podem ser financeiras, brindes ou de reconhecimento. A gamificação é uma ótima opção para engajar sua equipe, utilize as metodologias de jogos para incentivar os membros da sua empresa a irem além de suas próprias metas, essa também é uma forma de deixar o ambiente de trabalho mais divertido.

5º Passo: Determine metas claras

Todos os seus funcionários sabem onde sua empresa quer chegar? Deixar todos cientes das metas a serem conquistadas é o passo principal para alcançá-las. Explique com clareza e converse sempre que possível sobre o objetivo e a importância de que cada tarefa realizada tem para chegarem ao sucesso juntos.

Estimule sua equipe a associar as suas metas pessoais com as metas da empresa e quais os benefícios que elas irão ocasionar se forem obtidas, não se esqueça da importância do hábito de ouvir o que a equipe tem para dizer, críticas ou sugestões.

6º Passo: Autofeedback

Antes de conhecer cada funcionário da sua equipe você deve, primeiramente, se conhecer, entender seus pontos fracos e fortes e saber quais são suas metas pessoais. Tenha confiança e acredite que você é um bom líder.

Todos os 5 passos anteriores precisam ser completados com o autoconhecimento, você precisar entender onde está acertando mais e onde precisa melhorar, separe um tempo para se avaliar e tirar suas conclusões sobre o seu próprio desempenho.

Dica Bônus: Ambiente de trabalho

Tenha um local de trabalho confortável e alegre, faça com que os seus funcionários se sintam acolhidos. Utilize as cores ao seu favor, de acordo com o estudo das cores, tons neutros e claros apresentam a sensação de calma ao ambiente, já as cores mais alegres como vermelho, amarelo e laranja transmitem alegria, motivação e auxiliam na criatividade.

Além do ambiente de trabalho, é importante que o líder esbanje alegria e entusiasmo para que sua equipe também fique animada e feliz, dessa forma, a satisfação dos funcionários quanto a empresa tende a aumentar.

Aqui no site da ProPartners você encontra mais conteúdos que podem te auxiliar com possíveis dúvidas, como por exemplo “Como formar um time de alta performance”. Caso tenha dores que não consiga soluciona-las sozinho, entre em contato conosco e marque uma reunião diagnóstica gratuita para debatermos tais questões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *