Como formar um time de alta performance

julho 3, 2020 ProPartners No comments exist

Já parou para pensar “E se não tivéssemos passado por revoluções industriais?”, “E se os nossos pensamentos enraizassem no passado e não sofressem evolução?”, “Como trabalharíamos?”, “Seríamos produtivos? Organizados?”.

Nesse sentido, muito se pensava que para melhorar o desempenho da organização, apenas os colaboradores deveriam ser cobrados, e não se levava em consideração as consequências que a execução do trabalho traziam para suas vidas.

Hoje, diversas organizações caminham para mudar essa forma de pensamento, as pessoas deixaram de ser vistas como “recursos” e passaram a ter um papel mais importante, obtendo maior autonomia na tomada de suas decisões, maiores informações sobre o que se passa na empresa e um contato maior de seus chefes. Ou seja, as organizações estão adotando a prática de “Formação de times de alta performance”.

Se você deseja se informar e ficar atualizado sobre a importância de construir um time de alta performance na atualidade, continue a leitura deste artigo, pois ele será essencial ao seu mindset.

Nesse artigo, você entenderá:

O que é uma equipe de alta performance?

Você tem uma equipe bastante competente e comprometida em alcançar resultados? Se a resposta for sim, é basicamente isso que define a equipe de alta performance. De maneira geral, se um time está alinhado com os objetivos, os valores e a visão da empresa, consequentemente, todos estarão engajados pelo mesmo propósito, e isto define uma “Equipe de alta performance”. Mas afinal, de que forma podemos atingir a alta performance do time? Acompanhe-nos mais para ficar por dentro disso.

Como formar uma equipe de alta performance?

Para se ter um time de alta performance é essencial seguir algo que chamo de “Rotas”. Essas rotas são divididas em três: líder de si mesmo, líder dos outros e líder da estratégia, cada uma dessas será apresentada abaixo:

  1. Líder de si mesmo

Antes de se considerar líder de uma equipe você precisa se conhecer, afinal, como podemos ser líderes de alguém se não sabemos o que nos estressa, qual é a melhor hora de se comunicar com essa pessoa, como evitar que nossa personalidade forte atrapalhe o desempenho do time e entre diversas outras características essenciais que podem comprometer o desempenho individual e da equipe.

Nesta rota, existem algumas práticas a serem seguidas para proporcionar o melhor conhecimento sobre as suas necessidades, o que você deve melhorar, como ser os protagonistas e cooperar com seu time. Mas como se constrói esse autoconhecimento?

Para isso se deve pensar um pouco fora da caixa. Busque criar o propósito para o seu negócio ou o que você trabalha, analise seus pontos fortes e fracos, quais oportunidades que você tem para se tornar um empreendedor melhor e quais as ameaças que atrapalham sua carreira empreendedora. A partir disto, crie planos de ação e alinhe-os com o propósito definido para seu trabalho.

Mas, para fazer tudo isto, é essencial obter uma disciplina diária, ou seja, programar todas as suas atividades para o dia, mês e ano. Dessa forma, não correrá riscos de esquecer certas atividades, que podem se acumular com o passar do tempo e te gerar desgaste, impactando no seu desempenho com sua equipe.

  1. Líder dos outros

Se conhecendo melhor, evidenciando uma visão clara do propósito, organizando o tempo no decorrer dos dias, você conseguirá trazer maior organização para seu trabalho e ficará muito mais tranquilo para liderar sua equipe.

“Estou fazendo meu papel de forma correta? Estou dividindo bem as atividades para minha equipe? Estou medindo o resultado do meu time de forma correta? Sei a capacidade produtiva de cada membro? Estou conseguindo motivá-los?”, são perguntas que devem ser levadas em consideração nesta etapa.

Para ser líder de uma equipe é essencial analisar o resultado dela, pois, você não trabalha sozinho. O sucesso do líder depende do sucesso de cada membro da equipe e do sucesso coletivo, sendo que o primeiro tem que surgir devido a sua liderança. Logo, meça o método utilizado para fazer com que o membro da equipe atinja o sucesso, pois nem todos os membros da equipe atuam da mesma forma.

  1. Líder da execução da estratégia

Quando se fala de estratégia precisamos pensar nas metas estipuladas na empresa, e a função do líder é explicar o porquê delas, a importância e qual o impacto de cada meta na empresa e nas vidas de cada membro.

Ao mesmo tempo que a empresa fornece toda a estrutura para que o funcionário exerça sua atividade de maneira versátil e individual, ela também deve cobrar pelo seu desempenho. Trazendo um retorno ao que oferece e ao atingimento de seus objetivos como marca.

O líder precisa mobilizar as pessoas para a ação, para isso, precisa definir com clareza o que cada liderado tem que fazer, monitorar o desempenho de cada um, sempre que ele sair do caminho correto dar o feedback. Além disso, é importante monitorar o nível de satisfação que cada liderado tem com o seu líder e com a empresa. Nunca perca o foco quando você for o líder da sua equipe, afinal, você é a sustentação, o suporte e a razão da motivação deles.

Dicas

Afim de cumprir com primazia cada uma das etapas anteriores, reflita um pouco sobre o seu ambiente de trabalho e procure incorporar o que você sente que falta. Por exemplo:

  • Reforce uma comunicação aberta e totalmente transparente com seus colaboradores;
  • Proporcione um ambiente acolhedor em que seu time sabe que pode contar contigo;
  • Sempre celebre cada sucesso da equipe, independentemente dele;
  • Procure reconhecer todo o trabalho feito por cada um da equipe.

  • Conclusão

    Se pararmos para imaginar um pouco, o significado de performance é “desempenho” e o que toda empresa sempre busca é melhorar seu desempenho. Para isso acontecer, toda a empresa tem que trabalhar engajada e bastante alinhada. Portanto, se empenhe em melhorar o seu desempenho e de sua equipe, caso queira melhorar o da empresa, pois a recompensa será bastante gratificante para todos. Então, você está disposto a correr atrás disso?


    Gostou desse tema? Gostaria de aplicar no seu negócio? Entre em contato conosco que podemos te ajudar.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *